Refletindo a Ganancia nas Cartas 5 & 13

Convido voce hoje a vir comigo para uma reflexão sobre o tema Ganância (Carta 5 - Moedas -Riqueza + Carta 13 - A Taça - Traiçoes).


Como diz um ditado popular, a diferença entre o remédio e o veneno é a dose!!!


Comumente confundida Ganância com Ambição (tema da próxima reflexão), são conceitos muito distintos. Enquanto a ambição é a disposição para enfrentar desafios e crescer, a ganância é a vontade de ter mais do que o necessário.

GANÂNCIA - Sentimento humano que se caracteriza pela vontade de possuir tudo que se admira para si próprio. É a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. É um desejo excessivo direcionado principalmente à riqueza material, nos dias de hoje pelo dinheiro. Contudo é associada também a outras formas de poder, tal qual influencia as pessoas de tal maneira que seus praticantes chegam ao cúmulo de corromper terceiros e se deixar corromper, manipular e enganar chegando ao extremo de tirar a vida de seus desafetos. Muitas vezes é confundida com ambição (Wikipédia)

A pessoa gananciosa procura incessantemente alcançar sempre um nível superior ao que ela já tem, está sempre insatisfeita, pois suas conquistas nunca são suficientes. Sua vontade desmedida por ter ou ser sempre mais a faz não se importar com os meios que usa para alcançar seus objetivos, o que comumente inclusive, a faz desejar e tomar o que é de seu semelhante, passando por cima de quais quer que forem os valores morais e éticos.

É normal os gananciosos utilizarem os outros como meio para chegar a determinado fim. Eles não reconhecem o valor das pessoas, nem suas personalidades. Além disso, estão sempre pensando em como derrubar seus semelhantes para conquistar aquilo que elas almejam. Nem mesmo os amigos mais próximos são poupados, pois, no pensamento do ganancioso, tudo é válido para alcançar o sucesso.


E nesse sentido, analizando quais as cartas do Baralho da Padilha poderiam traduzir o tema Ganância, cheguei a analogia das cartas 5 (Moedas - Riqueza) com a 13 ( A Taçã -Traições). O tema é material, pessoa que quer crescimento material - Carta 5, porém para alcança-lo não importará os meios que usará para consegui-lo, poderá trair enganar, mentir, invejar desde que obtenha suas conquistas e exitos - Carta 13.


Sendo assim, é importante estar alerta e observar-se para não deixar sua ambição se transformar em ganância, pois esta efetivamente impede as pessoas de serem felizes consigo e com seus semelhantes.


#Hajacomempatia

7 visualizações1 comentário